segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO EDITAR NO ZMODELER


Primeira coisa, os programas que serão usados:

ZModeler 2.08 clique para baixar

TXD WorkShop 4.0 clique para baixar

Paint ou Photoshop

1º passo: Faça download de um carro qualquer. Feito isso você vai extrair o dff e o txd do carro numa pasta qualquer. Feito isso, você abre o txd do carro com o TXD WorkShop O txd tem todas as textura do carro.Você abre o txd do carro clicando em open txd, Depois extraia as fotos que esta dentro clicando em Export e logo depois em Export all textures to bitmaps como na imagem abaixo.Logo isso, ele irá pedir o local onde você quer que salve as imagens, escolha a pasta onde está o dff e o txd do carro.Após isso abra com o TXD WorkShop o arquivo vehicle.txd que fica na pasta C:\Arquivos de programas\Rockstar games\GTA San Andreas\models\generic.Façã a mesma coisa. Extraia as imagnes na pasta do carro tambem. O vehicle é a texturas dos faroes e algumas peças do carro. Por isso se você não extrai-la, vai ficar branco.Agora estamos pronto para abrir no ZModeler.

2º Passo: Abrindo o ZModeler

Vá em File e clique na opção Import. Vá até a pasta do carro que quer modificar e ache o arquivo dff. Após seleciona-lo abrirá outras opções novas na parte de baixo, e nao opção Preferable Textures selecione a opção BMP. Após isso abra o arquivo clicando em Open.Obs: Caso você selecione o dff do carro e a opção Open estiver fechada, significa que este carro está bloqueado e não poderá ser alterado.O carro abrirá no programa.Veja que na lateral esquerda tem um painel de controle com algumas opções como na imagem abaixo:1. Serve para juntar duas peças em uma só.2. Serve para deletar. (É mais facil selecionar e apertar Delete no teclado)3. Serve para mover as peças para qualquer lado.4. Serve para girar as peças.5. Serve para aumentar a peça ou esticar.Você pode testar cada uma dessas opções, são as mais importantes. As outras vocês vão aprendendo sozinhos com o tempo.

3º Passo: Trocando de Peça

Para começar a editar o carro você tem que começar a editar coisas fáceis ate pegar a prática. Começe trocando uma roda por exemplo.Exemplo: rodasNo quadrino branco ao lado do nome do carro desabilite a opçao fazendo o carro sumir da área de trabalho. Após isso, você ira fazer o mesmo procedimento que fez para abrir este carro com o outro carro que você quer pergar a roda e ache a roda do carro "wheel_rf_dummy" . Abre ele clicando no + e araste o roda (wheel_rf) ou (Wheel) para fora.Depois vá no nome do carro e aperte o + para deixar normal. Após isso, vc clica com o botao direito em cima do nome do carro que você pegou a roda, vá na opção Edit e clique em Delete deixando só a nova roda aparecendo na área de trablaho. Ache dentro a roda antiga abrindo o carro ali no + e delete. Agora Habilite novamante o quadradinho branco para voltar a aparecer o carro na área de trabalho, você verá seu carro ja com a roda nova. Agora araste a roda que você colocou la para dentro onde estava a antiga roda que você deletou. Pronto ela já ta no carro definitivamente.Mais e agora a roda fico torta oq eu faço?E so usar a ferramenta move.Primeira coisa clice em Move quando a peça ficar azul, você pode move-la. Você tem que mover certinho a roda no centro, para explicar melhor tem uns quadradinhos verde (dummiy).Eles comandam a peça. Se ela não tiver no lugar, ele vai ficar torto então ele que comanda o lugar certo, tipo na foto abaixo. O quadradinho verde tem que ficar certinho no meio da roda.As Cameras da área de trabalhoNo ZModeler, cada quadro onde aparece o carro tem uma opção no canto direito de cima em negrito. Aquela opção corresponde a camera em questão.3D: Essa camera é apenas para olhar o carro. Como vai/está ficando.Front: Essa camera é fixa, não se mexe.Left: Essa camera tambem não se mexe.Top: Tambem não se mexe.Back: Não se mexe.Right: Não se mexe.Botton: Não se mexe.User: Serve para texturizar o carro.Perspective: A melhor em questão. Mexe para qualquer lado igual a 3D e altera as peças tambem.Agora voltando na roda, bom tudo certo, agora é so exportar o carro.Va em File e clique na opção Export. Como na foto abaixo terá agumas funções a mais além de exportar como como bloquear o dff.1. Exportar.2. Escolher onde vai salvar o dff.3. senpre salve o carro com o mesmo nome orginal, como era savanna salve em savanna.Senão não, da erro no jogo.4. Escolha a opção GTA San andreas.DFF5. Em DFF Version selecione San Andreas6. Ignore esta opção.7. Clique em Export para finalizar e salvar.Pronto, O dff está ok. Agora falta acertar o txd se não a roda fica branca.

4º Passo: Remontando o txd.

Abra o txd do carro novamente no TXD WorkShop. Agora vamos adicionar as rodas que você colocou no seu novo carro.Va na opção Image e clique em New.Vai abrir um quadro de opções chamado New image. Nela você vai selecionar a opção 32 BPP.Você vai notar que vai aparecer uma nova imagem (32 BPP) junto das imagens do txd. Selecione ela e clique lá em cima na opção Import.Após isso vá na pasta do carro onde você pegou a roda nova e pegue a textura da roda.Marque bem o nome da textura, se possivel, copie este nome. Depois clique em abrir. Você ira notar que a textura que você importou substituiu a imagem do 32 BPP que havia ali.Dê dois cliques na nova textura. Vai abrir uma caixa de texto chamada Image Proprties. Na opção Name, cole o nome da textura que você copiou (numero 2 da imagem abaixo), marque a opção Compressed e dê OK Feito isto é só salvar o txd clicando na opção Save TXD e pronto!!!!

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